Questão 2565219

Enfermagem · 2025

Questão

ID 2565219

Disciplina: Enfermagem

Assunto: Tuberculose

Ano: 2025 Banca: UNIVALI Órgão: Prefeitura Municipal de Antônio Carlos


A Tuberculose (TB) continua sendo um grave problema de saúde pública. O enfermeiro na Atenção Básica desempenha papel crucial na busca ativa de sintomáticos respiratórios, diagnóstico, tratamento supervisionado (TDO) e controle de contatos. Analise as assertivas abaixo sobre as normas do Ministério da Saúde para o controle da Tuberculose.

I.Define-se como Sintomático Respiratório na busca ativa de TB pulmonar todo indivíduo que apresenta tosse por tempo igual ou superior a 3 semanas (população geral), devendo-se solicitar exame de escarro (baciloscopia ou TRM-TB).

II.O esquema básico de tratamento para casos novos em adultos e adolescentes dura 6 meses, sendo 2 meses da fase intensiva (Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol) e 4 meses da fase de manutenção (Rifampicina e Isoniazida).

III.A vacina BCG protege contra todas as formas de tuberculose e deve ser reaplicada na vida adulta caso o indivíduo não apresente a cicatriz vacinal no braço direito.

Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS:

Alternativas da questão 2565219
Pular para o conteúdo principal