Questão
ID 2551590Disciplina: Fonoaudiologia
Assunto: Manejo e Reabilitação da Disfagia
Ano: 2021 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Ametista do Sul
Quanto à participação de um fonoaudiólogo nos casos de disfagia em idosos (conforme Consenso Brasileiro de Disfagia em Idosos Hospitalizados), analise as assertivas a seguir:
I. A avaliação fonoaudiológica é caracterizada pela medida dos indicadores relacionados à dieta ou à nutrição, identificando a presença, a origem e a extensão do problema e direcionando a intervenção, o planejamento e a melhoria do estado nutricional.
II. O trabalho fonoaudiológico deve estar apoiado na avaliação nutricional e, assim, considerar as necessidades calóricas e de hidratação de cada paciente.
III. O paciente deve ser reabilitado e passar de alimentação por sonda enteral ou gastrostomia para alimentação por via oral, sem prejuízo à sua saúde.
Quais estão corretas?