Questão
ID 2545678Disciplina: Química
Assuntos: Métodos de Preparo de Amostras (Precipitação, Extração, Clean Up)
Ano: 2015 Banca: FUNDEP Gestão de Concursos Órgão: Conselho Regional de Química da 2ª Região

Analise as afirmativas a seguir, sobre a dissolução de amostras com ácidos concentrados, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) OH2 SO4 possui o maior ponto de ebulição dentre os ácidos comumente empregados na dissolução de amostras. O seu uso não é recomendado para a digestão de amostras com elevados teores de cálcio, devido à baixa solubilidade do CaSO4 .
( ) A digestão de amostras em forno mufla consiste na queima da fração inorgânica da amostra com o oxigênio do ar, obtendo-se um resíduo orgânico na forma de cinza, solúvel em ácido diluído.
( ) Para a dissolução de determinadas amostras, utiliza-se uma solução com alto poder oxidante constituída, em volume, de 75% de ácido nítrico e 25% de ácido clorídrico, e chamada de água régia.
( ) O poder oxidante do HF é especialmente verificado na dissolução de amostras com elevados teores de silicatos.
Assinale a sequência CORRETA.