Questão
ID 2545053Disciplina: Atualidades e Conhecimentos Gerais
Assuntos: Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica
Ano: 2021 Banca: Instituto ACCESS - ACCESS Órgão: Departamento Estadual de Trânsito do Acre
“O acreano, enquanto povo, foi inventado a partir da Revolução Acreana; antes, não existiam acreanos nos altos rios e, sim, cearenses, maranhenses, pernambucanos, riograndenses — ligados ao extrativismo da borracha —, e árabes, portugueses, sírios, libaneses, turcos — ligados ao comércio de mercadorias; todos viviam nos rios Acre, Purus, Xapuri, laco, Caeté e tantos outros.”
(Maria de Jesus Morais. Acreanidade — Invenção e Reinvenção da Identidade Acreana. Edufac, 2016.)
A respeito da formação do Estado do Acre, analise as afirmativas a seguir.
I O Acre “nasceu” com os seringueiros, a partir do extrativismo do látex, na última década do século XIX e início do século XX.
II. No conflito com a Bolívia, o Rio Acre tornou-se um rio político, dando o seu nome ao Território assim chamado e criado, em 1904, pelo governo brasileiro.
III. O termo “Acre” surgiu quando o governo peruano tentou tomar posse das terras ocupadas por nordestinos, estabelecendo a aduana em Puerto Alonso.
Assinale: