Questão 253799

Língua Portuguesa · 2026

Questão

ID 253799

Disciplina: Língua Portuguesa

Assuntos: Nominalização, Reorganização e Reescrita de Orações e Períodos

Ano: 2026 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amazonas


Texto CB2A1-II


Respeitar a cultura do outro deve ser uma constante na vida de todos os que vivem na cidade e na aldeia, pois compreende-se que identidade não se perde com a saída do indivíduo de seu lugar (aldeia), ele é e será sempre o mesmo com ou sem aldeia, vivendo na cidade, comendo com garfo e faca, vestindo terno e gravata, porque seu ser é carregado de memórias e representações identitárias. E não existe uma cara de "índio", um estereótipo, existe o "indivíduo" que carrega a responsabilidade em sua afirmação de ser quem é.


Márcia Wayna Kambeba. O lugar do saber. São Leopoldo: Casa Leiria, 2020, p. 63 (com adaptações).

A Amazônia é a maior floresta tropical úmida do mundo e abrange uma vasta área na América do Sul; sua preservação é essencial para a manutenção da biodiversidade e a estabilidade climática.


WWF Brasil. Amazônia. Internet: <wwf.org.br>.


De acordo com os sentidos expressos no texto precedente, o trecho ―para a manutenção da biodiversidade e a estabilidade climática‖ poderia ser corretamente reescrito como

Alternativas da questão 253799
Pular para o conteúdo principal