Questão
ID 2535604Disciplina: Arquitetura
Assunto: Teoria e História do Patrimônio
Ano: 2018 Banca: Instituto AOCP Órgão: Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Pará
A cidade de Belém e cidades próximas apresentam diversas edificações que possuem suas estruturas de paredes construídas em Taipa de Mão. Essa técnica é entendida nos dias atuais como uma manifestação cultural, devido ao aspecto tecnológico do ‘saber fazer’ como patrimônio imaterial, reforçando os laços que ligam o Pará a Portugal. Um exemplo do emprego dessa técnica se vê na residência “Canto do Sabiá”, localizada na Ilha de Mosqueiro.

Em relação a essa técnica e à imagem apresentada, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. A edificação é um exemplar do estilo colonial, utilizado nos chalés do início do século 20 em Belém e arredores.
II. A Taipa de Mão é entendida como patrimônio do “saber fazer”, pois a técnica é um processo de aprendizagem entre gerações.
III. A residência possui volumetria mais requintada, acentuada pela movimentação dos telhados, que são livres dos limites do terreno, característica de edificações europeias da Alemanha e Baviera.
IV. Na residência, a técnica empregada foi a Taipa de Mão de origem portuguesa, sendo acrescentados nas fachadas, apenas como recurso estético, alguns relevos em massa, pintados na cor branca, que lembram as marcações do enxaimel.