Questão
ID 2533518Disciplina: Medicina
Assunto: Cuidados Paliativos (Aspectos Clínicos Gerais)
Ano: 2021 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Fundação Regional de Saúde do Ceará
Paciente com 84 anos, que vive com a filha e a neta, apresenta diagnóstico de DPOC em fase avançada – VEF1 28%. Está em regime de oxigenioterapia domiciliar após terceira internação no ano. É admitida por novo quadro de pneumonia broncoaspirativa. Emagreceu 15 kg nos últimos 6 meses e no último mês apresentou piora para as atividades de vida diárias, com dependência para banho, deambulação e toilete – apesar de lúcida e bastante participativa na vida familiar.
Na admissão hospitalar refere estar cansada de tanto tratamento e pede para ter alta pois deseja morrer em casa. Apesar do tratamento evolui com piora da dispneia e apresenta desconforto intenso, náuseas para comer evitando a alimentação via oral.
Considerando o estágio avançado da doença, o prognóstico de doença, a funcionalidade da paciente, a autonomia da paciente e a declaração sobre os cuidados que deseja ter, assinale a medida terapêutica indicada pela abordagem em cuidados paliativos.