Questão 2524246

Biologia · 2018

Questão

ID 2524246

Disciplina: Biologia

Assunto: Tecidos Meristemáticos

Ano: 2018 Banca: IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Órgão: Instituto Federal do Rio Grande do Sul


Texto Base para as questões 14 e 15

Quando se realiza uma coleta de campo com a finalidade de obter amostras vegetais a serem depositadas em um herbário, é imprescindível a utilização de um caderno de campo para o registro de informações básicas relativas à coleta. “As anotações no caderno, em fichas, fitas e etiquetas de coleta, devem ser feitas a lápis ou com caneta de tinta indelével, incluindo todos os dados necessários para a confecção das etiquetas de herbário e para auxílio aos taxonomistas e cientistas de outras especialidades, em seus estudos de plantas e fungos”.

Texto extraído do Manual de Procedimentos para Herbários, Editora Universitária UFPE, 2013, disponível em::<http://inct.florabrasil.net/wpcontent/uploads/2013/11/Manual_Herbario.pdf>. Acesso em: 09. abr. 2018.



Na maioria das monocotiledôneas e em algumas eudicotiledôneas herbáceas só ocorre crescimento primário. Nas eudicotiledôneas lenhosas (arbustos e árvores), a raiz e o caule apresentam, além do crescimento primário, o crescimento secundário. De acordo com LOPES & ROSSO (2014), analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

( ) Os meristemas apicais originam a protoderme, o meristema fundamental e o câmbio. Os tecidos derivados destes meristemas são chamados de tecidos primários.

( ) A protoderme origina a epiderme, tecido primário que reveste o corpo da planta, impede a perda excessiva de água e permite as trocas de gases necessários a respiração e a fotossíntese. A epiderme geralmente é uniestratificada, formada por células justapostas, achatadas, clorofiladas e com grande vacúolo. Na epiderme diferenciam-se estruturas anexas, como estômatos, tricomas e acúleos.

( ) O meristema fundamental origina o parênquima, tecido que é formado por células vivas, com parede celular espessa, que se comunicam através dos plasmodesmos. O parênquima desempenha diversas funções, como preenchimento, assimilação e reserva.

( ) O meristema fundamental origina o colênquima e o esclerênquima, tecidos que têm a função de realizar a sustentação das plantas. O colênquima é formado por células mortas e o esclerênquima por células vivas.

( ) Os tecidos vasculares são formados pelo xilema e floema, em que as células podem ser originadas de meristemas primários ou secundários. As células que fazem o transporte da seiva no xilema são os elementos de vaso e os traqueídes. As células responsáveis pelo transporte de seiva no floema são os elementos de tubo crivado e as células crivadas.

Alternativas da questão 2524246
Pular para o conteúdo principal