Questão
ID 2524018Disciplina: Química
Assuntos: Cadeias Carbônicas (Classificação, Hibridação, Séries Homólogas)
Ano: 2016 Banca: IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Órgão: Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Em relação à estrutura molecular e ligações do carbono, assinale a alternativa em que todas as afirmativas está(ão) CORRETA(S):
I. Os ângulos de ligação nos átomos de carbono da molécula de etano são todos de 109,5°, e a ligação carbono-carbono é uma ligação do tipo sigma formada por dois orbitais sp3 .
II. Na molécula de eteno a ligação dupla carbono-carbono consiste em uma ligação sigma (σ) e uma ligação pi (π); a ligação σ resulta da superposição frontal de dois orbitais sp2 e a ligação π resulta da superposição lateral de dois orbitais p.
III. O etino é um composto no qual dois átomos de carbono são hidridizados sp, com ângulos de ligação de 180°, e apresenta restrição de rotação dos grupos ligados pela ligação tripla, restrição que também ocorre na ligação dupla dos alcenos.
IV. A ligação simples carbono-carbono é mais curta que a ligação dupla carbono-carbono, e a ligação dupla carbono-carbono é mais curta que a ligação tripla carbono-carbono.