Questão
ID 2503526Disciplina: Serviço Social
Assunto: Sistema Único de Saúde (SUS) e Serviço Social na Saúde
Ano: 2020 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências
As assertivas abaixo referem-se à articulação do político e do social na concepção de direito à saúde na sociedade contemporânea, abordada por Nogueira (2004):
I. O direito à saúde deve ser entendido como uma decorrência de abstratos ideais humanitários, de solidariedade universal, de moralidade ética, de justiça social, de necessidade básica articulada à sobrevivência.
II. O direito à saúde deve ser apreendido enquanto relacionado aos complexos e intrincados mecanismos de mediação, próprios do sistema capitalista em seu estágio atual.
III. A crise do Estado de Bem Estar e os mecanismos para correção dos rumos da acumulação capitalistas, tornam quase obrigatório abordar o direito à saúde, em suas alterações recentes, na sua relação com o fundo público.
IV. A superação dos modelos que possuíam como fundamento mobilizador e de sustentação o ideal de solidariedade vem sendo rapidamente superada pelo Consenso de Mercantilização da Saúde.
V. No plano sociojurídico, o direito à saúde é avaliado apenas quanto às exigências dos indivíduos face ao coletivo, que obriga a submissão às normas jurídicas, como à vacinação, ao tratamento, ao isolamento em casos de algumas doenças infectocontagiosas, à destruição de produtos impróprios para o consumo, ao controle do meio ambiente e do ambiente de trabalho.
Quais estão corretas?