Questão
ID 2502753Disciplina: Biomedicina
Assunto: Provas de Função Renal
Ano: 2022 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências
Na avaliação e interpretação laboratorial do sistema urinário, a análise do perfil bioquímico sérico e da urinálise são meios práticos para avaliar a função renal. Nesse contexto, analise as assertivas abaixo:
I. A incapacidade de concentrar urina ocorre quando aproximadamente 66% dos néfrons não estão funcionando adequadamente.
II. A azotemia só é observada quando aproximadamente 75% dos néfrons estão comprometidos. No entanto, o achado único de azotemia não nos permite chegar a essa dedução, visto que sua origem pode ser pré-renal, renal ou pós-renal.
III. Conforme a Taxa de Filtração Glomerular (TFG) aumenta, a concentração plasmática de nitrogênio ureico e creatinina aumenta; no entanto, para que isso ocorra, deve haver ao menos redução superior a 75% na TFG.
IV. A azotemia associada à urina concentrada tem origem renal e a azotemia com urina não concentrada tem origem pré-renal.
Quais estão corretas?