Questão
ID 2502282Disciplina: Fonoaudiologia
Assunto: Avaliação e Intervenção Fonoaudiológica nos Distúrbios da Linguagem Oral
Ano: 2021 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências
Para responder às questões 49 a 53, considere Ortiz (2009).
A Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) é uma abordagem clínica que envolve um grupo de sistemas integrados, incluindo símbolos, auxílios, estratégias e técnicas usadas por indivíduos para aumentar a comunicação. Analise as assertivas abaixo referentes ao uso da CSA:
I. Os objetivos da avaliação em CSA são: definir ou não um sistema alternativo de comunicação, definir o melhor sistema de comunicação e determinar diretrizes do processo terapêutico.
II. A indicação de um sistema alternativo de comunicação parte de um ponto comum: o comprometimento da linguagem oral e escrita com variáveis graus de severidade de evolução clínica.
III. As pranchas de comunicação são superfícies físicas em que são dispostos os sinais gráficos. Elas devem ser práticas e portáteis e em material acrílico.
Quais estão corretas?