Questão 2502273

Serviço Social · 2021

Questão

ID 2502273

Disciplina: Serviço Social

Assunto: Sistema Único de Saúde (SUS) e Serviço Social na Saúde

Ano: 2021 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências


Diante da análise da prática do Serviço Social na saúde, conforme Vasconcelos (in: Mota, 2009), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A distância entre a prática profissional e os conteúdos teóricos da realidade da ação profissional, resultante da falta de leitura crítica do movimento da realidade, revela um desperdício de oportunidades por parte dos assistentes sociais e demais profissionais de saúde, diante das possibilidades de prática a serem captadas na realidade em que realizam suas ações, quando se objetiva redirecionar as políticas públicas na direção dos interesses dos usuários.

( ) Os assistentes sociais, reconhecidos pelos usuários como “seres humanos” interessados em “AJUDAR”, ao se limitarem à ajuda ou transfigurando o direito em ajuda, a partir de ações como fim em si mesmo e independente dos objetivos almejados, contribuem na reprodução da organização social dominante.

( ) Um assistente social crítico e propositivo exige um perfil profissional que atua nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais, dotado de formação intelectual e cultural generalista e crítica, com capacidade de inserção criativa e propositiva, no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.

( ) A legislação brasileira atual, no campo dos direitos, não deve ser utilizada por assistentes sociais e equipes na justificativa de projetos e ações que priorizem, como assegurado na proposta do Sistema Único de Saúde, ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças, danos, agravos, e riscos, independentemente do tipo de unidade, sem prejuízo do tratamento e da reabilitação.

( ) O acolhimento, o apoio e a “humanização” como fins em si mesmo possibilitam a democratização de informações necessárias ao controle social e ao acesso a bens e serviços como direitos sociais, ainda que humanizem as relações pessoais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas da questão 2502273
Pular para o conteúdo principal