Questão
ID 2498020Disciplina: Física
Assunto: Dilatação Linear
Ano: 2022 Banca: DIRENS AERONÁUTICA - Diretoria de Ensino da Aeronáutica Órgão: Academia da Força Aérea
Nas questões de Física, quando necessário, utilize:
- aceleração da gravidade: g = 10 m/s2
- cos 30º = sen 60º = \(\frac{\sqrt{3}}{2}\)
- cos 60º = sen 30º = \(\frac{1}{2}\)
- calor específico da água: c = 1 cal/(g·ºC)
- calor latente de fusão do gelo: Lf = 80 cal/g
- temperatura de fusão do gelo: θf = 0 ºC
- densidade do gelo: μg = 0,92 g/cm3
- densidade da água: μA = 1,0 g/cm3
A Figura 1 ilustra um sistema formado por um paralelepípedo homogêneo, de base quadrada, em repouso e apoiado sobre uma barra, disposta na horizontal e sustentada por dois fios, A e B. Inicialmente, os fios e a barra possuem o mesmo comprimento.

Os fios A e B são feitos de materiais cujos coeficientes de dilatação linear valem, respectivamente, αA e αB. Ao produzir uma variação de temperatura Δθ em todos os elementos desse sistema, observa-se que todos se dilatam, permanecendo os fios na vertical, a barra se inclina e o paralelepípedo fica na iminência de escorregar e, também, tombar em relação à barra, conforme indica a Figura 2.

Nessas condições, e considerando que após a dilatação o paralelepípedo tem altura h, e que sua base quadrada tem aresta b, pode-se afirmar que a razão \(\frac{h}{b}\) vale