Questão
ID 2491355Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Teorias e correntes da Linguística
Ano: 2025 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Tremembé
No modelo da Gramática Funcional, reconhece-se que o uso comunicativo da língua envolve funções humanas de níveis mais elevados do que a função linguística.
(Erotilde Goreti Pezatti, “O Funcionalismo em Linguística”. Em: Mussalim & Bentes [orgs.], 2005. Adaptado).
De acordo com o texto, quando o usuário de língua natural “é capaz de construir, manter e explorar uma base de conhecimento organizado, ele pode derivar conhecimento a partir de expressões linguísticas, armazenar esse conhecimento de forma apropriada, recuperá-lo e utilizá-lo na interpretação de expressões linguísticas posteriores”.
Nesse caso, a capacidade humana descrita é a