Questão 2461047

Secretariado · 2012

Questão

ID 2461047

Disciplina: Secretariado

Assunto: Comunicação

Ano: 2012 Banca: COMPERVE UFRN - Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Órgão: Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte


As questões de 11 a 38 desta prova baseiam-se em fragmentos textuais adaptados do artigo “Secretário executivo: o que você pode fazer de valioso para ser cobiçado pelo mercado de trabalho?”, escrito por Cláudia Brunelli Rêgo, secretária executiva e professora.

FRAGMENTO 5 – Questões de 33 a 38

COMUNICAÇÃO EFICAZ

A comunicação é indispensável à atividade humana. Dela depende o entendimento social, familiar e profissional. O êxito da empresa, da gerência, do secretário depende essencialmente da habilidade de os indivíduos se comunicarem. Portanto, a comunicação deve ser clara, objetiva, correta do ponto de vista linguístico-textual, além de adequada ao interlocutor e à situação interacional a que se vincula.

Disponível em:< http://www.artigos.com/artigos/humanas/educacao/secretario -executivo:-o-que-voce-pode-fazerde-valioso-para-ser-cobicado-pelo-mercado-de-trabalho?-1302/artigo/>. Acesso em: 5 jan. 2012.[Adaptado]



Considere a situação hipotética abaixo:

Uma secretária executiva deixa sobre a mesa do executivo que assessora o seguinte bilhete.

Chefe,

O doutor Pontes ligou e disse que o documento daquele funcionário já está pronto, mas é necessário a sua assinatura. Ele disse também que estará telefonando mais tarde.

Mary Helena de Sousa

Analise as afirmações acerca do texto lido.

I

O bilhete escrito por Mary Helena obedece às regras da norma culta.

II

O texto escrito pela secretária apresenta ambiguidade no uso do pronome possessivo.

III

O bilhete em análise está, provavelmente, inserido em um contexto partilhado pela

secretária e pelo chefe dela; todavia, a comunicação eficaz exige a explicitação dos

detalhes.

IV

A concisão do texto escrito por essa secretária evidencia que ela está atenta à rapidez

que o executivo deve dispensar a comunicações desse tipo.

Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas da questão 2461047
Pular para o conteúdo principal