Questão 2460689

Língua Portuguesa · 2019

Questão

ID 2460689

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: História em Quadrinhos (HQ)

Ano: 2019 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Controladoria-Geral do Estado do Rio Grande do Norte


Observe com atenção a tirinha de “Calvin e Haroldo” e responda as questões 1 e 2 a seguir.

http://images.virgula.com.br/2015/11/Morte-CalvinHaroldoQuati9.gif



De acordo com a leitura atenta da tira acima, de “Calvin e Haroldo” e, de acordo com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. No primeiro quadrinho há o uso do discurso indireto, já que o discurso da mãe é enunciado por outra personagem, no caso, por seu filho Calvin.

II. No segundo quadrinho a oração “que nós não entendemos realmente isto” é classificada como Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.

III. Os verbos “pudermos” e “temos” no segundo quadrinho estão conjugados no modo indicativo.

IV. O pronome de tratamento “você” no último quadrinho é, sintaticamente, um vocativo por se referir diretamente a Haroldo seu interlocutor.

Alternativas da questão 2460689
Pular para o conteúdo principal