Questão 245535

Língua Portuguesa · 2026

Questão

ID 245535

Disciplina: Língua Portuguesa

Assuntos: Causa e Efeito, Relação de Causa e Consequência

Ano: 2026 Banca: Instituto Verbena Órgão: Prefeitura Municipal de Gameleira


Leia o Texto 1 para responder às questões de 01 a 03.


Texto 1


O passado é conservado por ele mesmo. Nos segue por toda a vida. Nosso cérebro foi feito para guardar o passado e trazê-lo à tona quando precisamos, para esclarecer uma situação do presente. Se não fosse esse truque do cérebro, acharíamos que o passado continua presente. Enlouqueceríamos. Tem uma válvula que registra o ano em que as coisas aconteceram. Válvula que, quando sonhamos, é aberta.

Mas e quando o presente não faz sentido? Quando passa a não existir, quando vira um furacão de imagens – um vento que impede de se enxergar com clareza –, ele é substituído pela memória? Não. Pois, como não precisamos dela, já que não existem questões a serem esclarecidas no presente, a memória também se apaga.


PAIVA, Marcelo Rubens. Ainda estou aqui. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2015. p. 249. [Adaptado].

No período “Pois, como não precisamos dela, já que não existem questões a serem esclarecidas no presente, a memória também se apaga”, o trecho em destaque estabelece, com a oração imediatamente anterior, uma relação de sentido

Alternativas da questão 245535
Pular para o conteúdo principal