Questão
ID 244107Disciplina: Biologia
Assuntos: Análises Físico-Químicas e Ecotoxicológicas, Licenciamento Ambiental
Ano: 2011 Banca: Fundação CESGRANRIO Órgão: Petróleo Brasileiro S.A.
Como parte do processo de licenciamento de uma atividade de perfuração de petróleo e gás natural, a caracterização da qualidade do sedimento marinho no ponto onde se pretende instalar a atividade foi realizada com base nos seguintes procedimentos:
PARÂMETROS | FRASCARIA | PRESERVAÇÃO/FIXAÇÃO | CONSERVAÇÃO |
Granulometria e teor de carbonatos | Saco plástico com fecho tipo zip | Não necessária | III |
Metais (totais e biodisponíveis) | Frasco plástico de 50 mL com tampa de rosca | Não necessária | Refrigeração |
HTP e HPA | I | Não necessária | Refrigeração |
MOT, COT, nitrogênio, fósforo e sulfetos | Frasco plástico de 250 mL com tampa de rosca | Não necessária | Refrigeração |
Macrofauna bentônica | Frasco plástico de 1.000 mL com tampa de rosca | II | Temperatura ambiente |
Meiofauna bentônica | Frasco plástico de 250 mL com tampa de rosca | Formaldeído em solução final a 4% | Temperatura ambiente |
Disponível em: <http://siscom.ibama.gov.br/licenciamento_ambiental/Petroleo>. Acesso em: 10 jul 2011.
Considerando-se as metodologias utilizadas para tal tipo de caracterização, os espaços indicados por I, II e III no quadro acima devem ser completados com: