Questão
ID 2438205Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Inferência Textual
Ano: 2019 Banca: Colégio Militar de Campo Grande Órgão: Colégio Militar de Campo Grande
Leia o texto II para responder aos itens 03, 04 e 05.
TEXTO II
TÚNEL DO TEMPO
Ao longo da história, os brinquedos retrataram usos, costumes, moda e tecnologia de cada período. Conheça a origem de alguns dos mais célebres.
40.000 a.C. | 4.500 a.C. | 2.300 a.C. | 1763 | 1835 | 1968 |
BONECA | BOLA | JOGO DE TABULEIRO | QUEBRA-CABEÇA | TRENZINHO | VIDEOGAME |
As estatuetas de barro surgiram na África e na Ásia, com fins 1ritualísticos. Em túmulos de crianças egípcias, foram encontradas bonecas de madeira com cabelos feitos de cordões ou 2contas. | Redondas ou ovais, eram feitas de fibras de bambu no Japão e de crinas de animais na China. Romanos e gregos usavam tiras de couro, penas de aves ou bexiga de boi na bolas. | Faraós usavam tabuleiros 3de papiro e peças de pedra ou marfim como instrumentos 4divinatórios. 0 jogo de damas surgiu por volta de 2.000 a.C., como forma de antecipar tempos de guerra. | A obra é de um 5entalhador inglês que fazia gravuras. Ele criou um mapa dividido em peças de madeira para ajudar professores a ensinar geografia. Alguns anos depois, o invento virou jogo. | As réplicas apareceram quase junto com os trens verdadeiros. A primeira miniatura a usar eletricidade foi feita como demonstração de que a tecnologia podería ser adotada pelas ferrovias. | Um engenheiro americano queria construir uma TV que pudesse ser usada para jogos. Assim, surgiu o primeiro 6console. Quatro anos depois, veio o Ata ri, com uma espécie de pingue-pongue virtual. |
(ARTONI, Camila. Túnel do tempo. In: A revolução dos brinquedos. Disponível em: <http://revistagalileu.globo.eom/Galileu/0,6993,ECT578835-1719-3,00.html>. fev. 2007, edição 187. Acesso em: 19 ago. 2019. Fragmento adaptado.) | |||||
GLOSSÁRIO:
1ritualísticos: referente a ritual.
2contas: pequenas peças de materiais diversos, usadas em colares, pulseiras, brincos, entre outros.
3de papiro: das fibras dos caules longos, finos e flexíveis de uma planta aquática das quais se faziam folhas para escrever e desenhar, na Antiguidade.
4divinatórios: divinos.
5entalhador: aquele que faz trabalhos artísticos em madeira.
6console: equipamento (por exemplo, teclado e monitor) por meio do qual se pode operar o computador, permitindo a inserção e a visualização de dados e, principalmente, o controle das operações executadas.
De acordo com o quadro "Boneca", do texto II, infere-se que