Questão 2434693

Língua Portuguesa · 2020

Questão

ID 2434693

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: Locução Adjetiva

Ano: 2020 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Imbé


Leia as assertivas que seguem, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Locução adjetiva é uma expressão que equivale a um adjetivo. Como exemplos, tem-se: régio – de rei; nilóticas – do Nilo; insípido – sem sabor.

( ) Na Língua Portuguesa, há numerosos adjetivos eruditos, que significam ‘relativo a’, ‘próprio de’, ‘semelhante a’ e equivalem a locuções adjetivas. São exemplos desses adjetivos (ao lado dos nomes e dos seres a que se referem): aquilino – águia; gutural – garganta; prosaico – prosa.

( ) Quanto à flexão de gênero, os adjetivos dividem-se em uniformes – os que possuem uma forma para os do gênero feminino, e outra para os do gênero masculino; biformes: aqueles que têm a mesma forma, diferindo quanto ao gênero pelo uso de determinantes.

( ) São exemplos de adjetivos uniformes quanto à flexão de gênero: judeu, tabaréu, andaluz, parvo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas da questão 2434693
Pular para o conteúdo principal