Questão
ID 2424732Disciplina: Geologia
Assunto: Mineralogia
Ano: 2019 Banca: UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina Órgão: Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina
Os geólogos usam seus conhecimentos sobre a composição e a estrutura dos minerais para entender a origem das rochas. Neste sentido, é necessário identificar os minerais que compõem a rocha, o que é feito por meio de propriedades físicas e químicas, as quais podem ser observadas de modo relativamente fácil.
Analise as proposições sobre as principais propriedades físicas dos minerais.
I. Dureza – facilidade com que a superfície de um mineral pode ser riscada.
II. Clivagem – tendência que um cristal apresenta de partir-se em superfícies planas.
III. Fratura – a tendência que os cristais têm de quebrar-se ao longo de superfícies irregulares, de acordo com os planos de clivagem.
IV. Brilho – modo como a superfície de cada mineral reflete a luz.
V. Cor – conferida pela luz refletida ou absorvida pelos cristais ou pelas massas irregulares.
VI. Densidade – relação entre o peso e o volume do mineral, e depende da massa atômica dos íons que compõem um mineral e da proximidade com a qual eles estão empacotados em sua estrutura cristalina.
VII. Hábito cristalino – é a forma como seus cristais individuais ou agregados de cristais crescem.
Assinale a alternativa correta.