Questão
ID 2421067Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Acentuação de Vocábulos Paroxítonos
Ano: 2025 Banca: AMEOSC - Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina Órgão: Prefeitura Municipal de Paraíso
O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 15 a 17.
"Entendo que a poesia é negócio de grande responsabilidade, e não considero rotular-se de poeta quem apenas verseje por dor-de-cotovelo, falta dinheiro ou momentânea tomada de contato com as forças líricas do mundo, sem SE entregar aos trabalhos cotidianos e secretos da técnica, da leitura, da contemplação e mesmo da ação. Até os poetas se armam, e um poeta desarmado é, mesmo um ser a mercê de inspirações fáceis, dóceis às modas e compromissos'".
Carlos Drummond de Andrade
https://mensagem.online/categoria/poemas-de-carlos-drummond-de-an drade?page=4
Na frase "Entendo que a poesia é negócio de grande responsabilidade", a palavra "negócio" recebe acento gráfico com base em regras específicas da ortografia oficial. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a justificativa normativa para essa acentuação.