Questão
ID 2415768Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: O Hífen nos Processos de Formação das Palavras
Ano: 2024 Banca: AMEOSC - Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina Órgão: Prefeitura Municipal de Mondaí
Firmado em 1990, o Acordo Ortográfico tem como objetivo unificar a ortografia da língua portuguesa. Os países que compõem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) — Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste — assinaram o tratado. Cada nação estipulou prazos específicos para implementar as mudanças em seus territórios.
Se a acentuação foi o aspecto mais alterado pelo acordo, o uso do hífen é o que gera mais controvérsias. Algumas palavras que não tinham hífen passaram a tê-lo, outras perderam o sinal, e há ainda palavras que, ao perderem o hífen, passaram a repetir letras.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação CORRETA: