Questão 2414664

Língua Portuguesa · 2019

Questão

ID 2414664

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: Leitura Analítica

Ano: 2019 Banca: AMEOSC - Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina Órgão: Prefeitura Municipal de Mondaí


Leia com atenção o texto a seguir.

Literatura e cultura: lugares desmarcados e teorias

I. Olhar a literatura na sua condição de linguagem, em interface com outras expressões culturais, pode, no mínimo, reservar-lhe o sabor de oferecer verbo para o leitor referir e tratar a cultura, em linguagem única e homogênea, seja o cinema, as artes plásticas ou a música, por exemplo.

II. A discursividade literária é hoje uma ponte que necessita da ocorrência entre a teoria, a ciência e a arte, entre a teoria e outros saberes indiferentes aos fenômenos culturais, tal como Calvino, Borges e Barthes a exerceram.

III. Talvez avançando sobre a hipótese quanto à existência pura e simples da Teoria, sem adjetivos ou complementos, possamos falar de uma literatividade a que almejem os estudos contemporâneos. Mesmo os culturais.

IV. No bojo destas interações que se colocam não apenas no plano específico das linguagens artísticas, a literatura alcança participar da roda do conhecimento com um estatuto mais complexo que o das identidades.

(Adaptado de Yunes, Eliana. Literatura e cultura: lugares desmarcados e ensino em crise.)

Indique a alternativa correta quanto ao contexto apresentado:

Alternativas da questão 2414664
Pular para o conteúdo principal