Questão 2392843

Medicina · 2024

Questão

ID 2392843

Disciplina: Medicina

Assunto: Carcinoma de Laringe

Ano: 2024 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Prefeitura Municipal de São Domingos do Cariri


Ter voz rouca para algumas pessoas lhe parece normal, ou ficar sempre rouco não aparenta ter problema. Porém, em muitos cânceres de laringe, a rouquidão aparece como uns dos primeiros sintomas. Uma rouquidão persistente acima de 15 dias, tem que ser avaliada por um médico ou fonoaudiólogo.

Considerando as informações apresentadas, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I- Os tumores que começam na área da laringe (supraglote, subglote ou hopofaringe) são frequentemente diagnosticados em estágios avançados, por isso apresentam sintomas como rouquidão.

PORQUE

II- Os sintomas mais frequentes em cânceres de laringe são: ferida na garganta, que não cicatriza; tosse persistente; dor e dificuldade de engolir; inchaço ou nódulo no pescoço; dor de ouvido, perda de peso e dificuldade de respirar. Sendo o etilismo e o tabagismo (70 a 90%) os maiores causadores destes sintomas, sobretudo quando associados a medicamentos.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas da questão 2392843
Pular para o conteúdo principal