Questão 2385399

Primeiros Socorros · 2019

Questão

ID 2385399

Disciplina: Primeiros Socorros

Assunto: Tipos de Queimadura por Agente

Ano: 2019 Banca: NUCEPE UESPI - Núcleo de Concursos e Promoção de eventos Órgão: Fundação Municipal de Saúde de Teresina


As lesões por contaminação cutânea em virtude da exposição a substâncias químicas são desafiadoras, em virtude do grande número possíveis de agentes ofensores, com diversas ações e efeitos metabólicos. Avalie os itens abaixo:

I- A gravidade de uma queimadura química é determinada pelo mecanismo de ação, pela penetração e pela concentração, além da magnitude e duração da exposição da pele à substância química.

II- A pele deve ser imediatamente lavada em água corrente de chuveiro, mangueira ou torneira, exceto em caso de soda cáustica e fósforo branco.

III- Não deve ser aplicada água em queimaduras por soda cáustica ou fósforo branco, em virtude do potencial de uma explosão ou aprofundamento da queimadura, essas substâncias devem ser retiradas com escova.

IV- Não há maiores necessidades de identificar as características do agente químico, isso não interfere no futuro tratamento, que será padrão.

V- A pele da equipe de saúde que auxilia o cliente deve estar adequadamente protegida, se a queimadura for extensa, ou se o agente ainda for significativamente tóxico ou ainda estiver presente.

Os itens CORRETOS são:

Alternativas da questão 2385399
Pular para o conteúdo principal