Questão 2370769

Medicina · 2016

Questão

ID 2370769

Disciplina: Medicina

Assunto: Anemias Hemolíticas

Ano: 2016 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Hospital Universitário Antônio Pedro


A glicose-6-fosfato desidrogenase (G-6-PD) é uma enzima codificada pelo cromossomo X e tem função na célula em gerar potencial redutor na forma de NADPH. Essa deficiência tem prevalência elevada entre negros e em certas regiões do mediterrâneo. São características verdadeiras dessa doença:

I. As três variantes comuns da enzima são chamadas de A-, A+ ou B-.

II. A variante A- pode ter hemólise aguda se for submetido a alguns fármacos como: Cloranfenicol, Ácido acetilsalicílico, Acetaminofeno e Vitamina K.

III. A variante A+ é assintomática, visto que a quantidade de enzima residual é o suficiente para manter as atividades metabólicas em condições normais.

IV. O diagnóstico dessa enzimopatia demonstra alta atividade enzimática da G-6-DP.

V. A quantificação da enzima deve ser realizada preferencialmente após a crise hemolítica.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas da questão 2370769
Pular para o conteúdo principal