Questão 2362482

Contabilidade Geral · 2019

Questão

ID 2362482

Disciplina: Contabilidade Geral

Assunto: Goodwill (Ágio por Expectativa de Rentabilidade Futura)

Ano: 2019 Banca: Instituto Consulpam - Consultoria Público-Privada Órgão: Prefeitura Municipal de Viana


Em relação à apuração e o tratamento contábil do Fundo de Comércio ou Goodwill, analise os itens abaixo:

I. Necessário, quando se adquire uma parte ou o todo de uma empresa, efetuar o levantamento do valor justo de todos os seus ativos e passivos. Além disso, é preciso verificar a eventual existência de ativos não contabilizados (porque as regras contábeis não permitiram ou não permitem isso quando criados), mas que têm valor justo (basicamente valor de mercado), são individualizáveis e podem ser negociados individualmente.

II. É o caso de certas patentes, de mailing lists de clientes, marcas (raramente, diga-se de passagem, porque só podem ser incluídas as que têm valor de mercado observável em um mercado ativo e que podem ser negociadas independentemente da empresa), “pontos de comercialização”, etc.

III. É o caso também de certos passivos contingentes não registrados, porque não são considerados como de provável desembolso futuro, apenas possível ou remota essa chance, mas que levam o comprador a pagar menos pela sua existência.

IV. O Goodwill é o valor pago pela empresa como um todo depois de reelaborado um balanço à parte com todos esses ativos e passivos mensurados a seu valor justo, independentemente de sua contabilização ou não.

Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

Alternativas da questão 2362482
Pular para o conteúdo principal