Questão 2335829

Geografia · 2022

Questão

ID 2335829

Disciplina: Geografia

Assunto: Questão Agrária

Ano: 2022 Banca: GUALIMP - Assessoria e Consultoria Ltda Órgão: Prefeitura Municipal de Carmo


No Brasil, o início dos anos 1980 foi marcado pela emergência de ocupações e acampamentos como forma mais visível de luta por terra, em especial nas áreas mais modernizadas, como o Sul e o Sudeste, estendendo-se depois para todo o país. Neste contexto, julgue os itens a seguir:

I. O acesso à água ou a falta dele é um dos elementos centrais para compreender as violências atuais no campo.

II. No Brasil, a água sendo um recurso natural renovável abundante, não existe razões para existência de conflitos hídricos.

III. Pesquisas apontam que as comunidades mais atingidas pela escassez hídrica ou pelas violências decorrentes das disputas em torno da água são as compostas por populações tradicionais ou originárias, cujas terras não foram demarcadas, reconhecidas ou tituladas.

IV. De acordo com os dados da CPT (2017), mais de 60% dos conflitos pela água foram protagonizados por mineradoras.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas da questão 2335829
Pular para o conteúdo principal