Questão 2332058

Língua Portuguesa · 2016

Questão

ID 2332058

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: Locução Conjuntiva

Ano: 2016 Banca: CONTEMAX - Consultoria Técnica e Planejamento LTDA Órgão: Prefeitura Municipal de Coremas


Sem dinheiro, tribunais do trabalho adotam medidas para não fechar



Um corte no orçamento deste ano de 90% no investimento e de 30% no custeio, segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST), obrigou tribunais regionais e varas da Justiça Trabalhista em todo o país a adotarem medidas emergenciais de contenção de gastos para evitar o fechamento. Mesmo assim, essas medidas afetaram o funcionamento desses órgãos e fizeram aumentar o número de processos à espera de julgamento. Entre essas medidas, estão dispensa de estagiários; alteração do horário de abertura e fechamento dos prédios; desligamento forçado de equipamentos de informática e telefonia a partir de determinado horário; supressão de contratos de serviços terceirizados; revisão de contratos de segurança; e redução de despesas com serviços postais, consumo de energia e material de uso administrativo. No caso da Justiça Trabalhista de Mato Grosso, por exemplo, uma das atingidas pelo corte orçamentário da União, todas as varas itinerantes do estado foram suspensas e também as viagens de juízes para substituir os que estão de folga ou férias. Em São Paulo e Goiás, os TRTs afirmam que o desafio é conseguir funcionar até o fim do ano.

http://g1.globo.com/politica/noticia/20 16/ 07/sem-dinheiro-tribunais-do- trabalhoadotam-medidas-para-nao- fechar.html Acesso em 25-07-16



Um dos mecanismos gramaticais que conjunturam um texto são as conjunções. Dessa forma, sabe-se que o conectivo que substitui a conjunção abaixo, sem alterar o sentido, é :



“segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST)”
Alternativas da questão 2332058
Pular para o conteúdo principal