Questão
ID 2327510Disciplina: Fisioterapia
Assunto: Fisioterapia na Terapia Intensiva
Ano: 2025 Banca: Fundação Médica do Rio Grande do Sul Órgão: Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Em conformidade com as Diretrizes Brasileiras de Mobilização Precoce em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), avalie se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinale a sequência correspondente.
( ) Os principais parâmetros cardiovasculares a serem considerados são: frequência cardíaca >40bpm e <130bpm; pressão arterial sistólica >90mmHg e <180mmHg; pressão arterial média >60 mmHg e <110mmHg.
( ) A mobilização precoce é contraindicada para pacientes terminais que apresentem hipertensão sistólica (>170mmHg) ou hipertensão intracraniana, fraturas instáveis, infarto agudo do miocárdio recente e feridas abdominais abertas.
( ) A intervenção proposta de mobilização precoce interfere de forma significativa no tempo de internação dos pacientes na UTI e no tempo total de internação no hospital.
( ) A mobilização precoce é segura, com eventos adversos relacionados principalmente a alterações hemodinâmicas e/ou respiratórias, de baixa frequência e irreversíveis com a interrupção da intervenção.