Questão 232617

Engenharia Química · 2007

Questão

ID 232617

Disciplina: Engenharia Química

Assuntos: Conceitos Gerais de Operações Unitárias, Processos de Separação de Misturas

Ano: 2007 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Polícia Civil de Pernambuco


Texto para as questões de 36 a 39



As modernas indústrias de álcool utilizam o bagaço da cana como combustível em usinas termelétricas. Nessas usinas,o bagaço, rico em celulose, é queimado em caldeiras, conforme a equação abaixo.

C6H10O5+ 6O2→ 6CO2+ 5H2O


O calor fornecido para a caldeira durante a queima é suficiente para gerar vapor e produzir energia elétrica em quantidade superior ao consumo de toda a usina de álcool, sendo o excedente vendido às empresas do sistema nacional de distribuição de eletricidade.

A queima do bagaço, citada no texto, gera sólidos particulados devido à presença de minerais (cinzas) e à queima incompleta (fuligem). Esses sólidos particulados podem ser recuperados por diversos métodos, como lavagem com água em ciclones. Nesses processos de separação, a água é dispersa sobre o gás, e, após, ela é
Alternativas da questão 232617
Pular para o conteúdo principal