Questão 232393

Engenharia Química · 2014

Questão

ID 232393

Disciplina: Engenharia Química

Assunto: Destilação

Ano: 2014 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Superintendência da Zona Franca de Manaus



O vinho obtido após o processo de fermentação alcoólica contém aproximadamente 10% de álcool. Esse vinho pode, ao ser destilado para concentrar o álcool, atingir as concentrações de 40% — aguardente —, 92% — álcool combustível hidratado — ou 99,3% — álcool combustível anidro. Para melhorar a eficiência energética desse processo, as usinas utilizam as correntes de saída do sistema de destilação para preaquecer o vinho em trocadores de calor. Dessa forma, além de o produto de destilação ser resfriado, o vinho é preaquecido de modo a demandar menos energia para a sua destilação.


Com base na curva de destilação de misturas álcool/água apresentada na figura acima, julgue os itens a seguir acerca do processo de destilação.

O número de pratos teóricos para a obtenção de aguardente a partir do vinho fermentado é inferior a dois.

Alternativas da questão 232393
Pular para o conteúdo principal