Questão 23202

Fonoaudiologia · 2024

Questão

ID 23202

Disciplina: Fonoaudiologia

Assuntos: Afasias (Avaliação e Reabilitação), Avaliação e Intervenção Fonoaudiológica nos Distúrbios da Linguagem em Doenças Neurogênicas

Ano: 2024 Banca: FACET Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Queimadas


Um paciente idoso em Queimadas, PB, sofreu um AVC isquêmico e agora apresenta afasia de Wernicke, caracterizada por uma produção verbal fluente, mas sem sentido, e dificuldades na compreensão da fala. O fonoaudiólogo deve elaborar um plano de reabilitação apropriado.


Considere as afirmativas abaixo:


1. A afasia de Wernicke é resultado de uma lesão na área de Wernicke, localizada no lobo temporal esquerdo, responsável pela compreensão da linguagem.

2. A intervenção deve incluir técnicas de reabilitação auditiva, visando melhorar a compreensão da fala e a discriminação auditiva.

3. O treinamento em estratégias de comunicação, como o uso de gestos e pistas contextuais, pode ajudar a melhorar a interação comunicativa do paciente.

4. A terapia deve priorizar a correção das parafasias semânticas (substituição de palavras por outras com significados semelhantes) para melhorar a clareza do discurso.

5. A reabilitação intensiva e de longa duração é frequentemente necessária, devido à natureza persistente e complexa da afasia de Wernicke.


Alternativas:

Alternativas da questão 23202
Pular para o conteúdo principal