Questão 2318707

Língua Portuguesa · 2014

Questão

ID 2318707

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: Orações Subordinadas Adjetivas Restritivas

Ano: 2014 Banca: Legalle Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Silveira Martins


Instrução: As questões de números 06 a 10 referem-se ao texto abaixo.


Campanha reforça a importância da não ingestão de bebida alcoólica por motoristas

01 A Campanha __________ o que determina a 02 Lei Seca e quer incentivar os motoristas que 03 consumiram bebidas alcoólicas a voltarem para 04 casa ou para onde estão hospedados de carona, 05 ônibus ou táxi, mas nunca dirigindo. Com 06 linguagem voltada para as festas de Carnaval, 07 as peças publicitárias chamam atenção para as 08 conseqüências __________ do ato de dirigir 09 alcoolizado.
10 A campanha faz parte, ainda, das ações do 11 Programa Parada: Pacto Nacional para Redução 12 de Acidentes – Um Pacto pela Vida. O ministro 13 das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e o diretor do 14 Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), 15 Júlio Arcoverde, lançaram a iniciativa durante 16 entrevista coletiva realizada nesta segunda-17 feira (4).
18 Na última terça-feira (28/01), o Conselho 19 Nacional de Trânsito (Contran) publicou a 20 Resolução nº 432 que deixa a chamada Lei 21 Seca (12.760/2012) mais rigorosa e que não 22 permite nenhuma quantidade de álcool no 23 sangue do condutor. Esta também foi mais uma 24 ação do Parada: Um Pacto pela Vida, que inclui 25 campanhas educativas, de __________ e de 26 fiscalização.
Disponível em < http://www.brasil.gov.br/saude/2013/02/campanha-reforca- a-importancia-da-nao-ingestao-de-bebida-alcoolica-por- motoristas >. Acesso em: 08 de dezembro de 2014.



Para responder à questão 09, considere o trecho abaixo, retirado do texto.


“Na última terça-feira (28/01), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Resolução nº 432 que deixa a chamada Lei Seca (12.760/2012) mais rigorosa e que não permite nenhuma quantidade de álcool no sangue do condutor”. (l.18-23)
Considere as assertivas que seguem.
I. O período é composto por 2 orações.
II. A conjunção ‘e’ é responsável por coordenar duas orações subordinadas entre si.
III. A vírgula utilizada no início do trecho marca o deslocamento do aposto explicativo.
IV. ‘que deixa a chamada Lei Seca (12.760/2012) mais rigorosa’ é classificada como oração subordinada adjetiva restritiva.
Qual(is) está(ão) correta(s)?
Alternativas da questão 2318707
Pular para o conteúdo principal