Questão
ID 2314579Disciplina: Atualidades e Conhecimentos Gerais
Assunto: Desastres Naturais
Ano: 2016 Banca: QUADRIX - Instituto Quadrix Órgão: Conselho Regional de Administração de Goiás
Há menos de um ano, o Brasil vivenciou um dos maiores acidentes com rejeitos de mineração da história. Um rompimento de barragens liberou milhões de metros cúbicos de lama, gerando efeitos nocivos diversos na região de Mariana (MG). Sobre os efeitos causados por esse desastre ambiental, considere as seguintes afirmativas.
I. A lama que recobriu a região atingida pode impossibilitar por longo prazo a prática da agricultura em partes das cercanias.
II. Segundo a própria empresa responsável pelas barragens, a lama liberada nesse acidente era altamente tóxica, contendo elevadas concentrações de mercúrio e chumbo.
III. Ao atingir alguns rios da região, a lama tornou, em certos casos, sua água imprópria para o consumo humano, além de dificultar a sobrevivência de diversas espécies aquáticas.
Está correto o que se afirma em: