Questão
ID 2297707Disciplina: Odontologia
Assunto: Processo Saúde-Doença
Ano: 2023 Banca: FURB - Universidade de Blumenau Órgão: Prefeitura Municipal de Timbó
"Não podemos perder de vista que a investigação clínica para diagnóstico é a base da atuação clínica, do estabelecimento de um plano de tratamento, da definição sobre alternativas terapêuticas possíveis e das estratégias de monitoramento, voltadas para indivíduos diferenciados com relação às suas histórias de vida pessoais, experiências anteriores de tratamento, características e estilos de vida diversos. E isso em um contexto de tratamento que supõe ações conjuntas do profissional e do paciente, além de ações específicas de cada um para promoção e manutenção da saúde”.
Isso implica alguns pressupostos:
I.Fatores biológicos envolvidos no processo saúde-doença cárie não podem ser avaliados isoladamente, pois não representam a integralidade dos seus determinantes, levando a uma restrição, tanto das alternativas como do próprio prognóstico do caso.
II.As concepções, práticas e representações associadas ao processo saúde-doença bucal são diferenciadas, dependendo das experiências específicas dos grupos sociais - e isso repercute nas expectativas que cada sujeito tem com relação ao seu tratamento.
III.Todo estado de doença tem repercussões para o sujeito doente, determinando uma experiência pessoal e singular, que inclui: sensações e sentimentos, incapacidades e desconfortos, defesas e apoios, forças e fraquezas, atitudes diante de sua condição e diante do profissional que o assiste, efeitos da perturbação nas suas atividades e relações.
(Manual Técnico de Educação em Saúde Bucal).
É correto o que se afirma em: