Questão
ID 2294169Disciplina: Medicina
Assunto: Fisiologia da Gestação
Ano: 2018 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Prefeitura Municipal de Santo André
Considerando as alterações hematológicas e fisiológicas durante a gestação, pode-se afirmar que
I- há aumento impressionante do volume circulatório materno como sendo uma das mais notáveis alterações fisiológicas da gravidez.
II- sob a influência do sistema renina-angiotensina-aldestorona, o volume sanguíneo começa a aumentar precocemente já no primeiro trimestre, alcançando um platô por volta da 30ª semana de gestação, aproximadamente 60% a mais do que o volume pré- conceptual.
III- o mecanismo o aumento do volume circulatório materno é complexo e parece ser mediado pela ação do estrógeno e da progesterona.
IV-o aumento adicional de volume compensa também a perda sanguínea no parto que, em média, é de 500-600 ml, no parto vaginal, aproximadamente 1.000 ml na cesariana.
Está CORRETO o que se afirma apenas em: