Questão
ID 226646Disciplina: Enfermagem
Assunto: Higiene das Mãos
Ano: 2025 Banca: FURB - Universidade de Blumenau Órgão: Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú
A higiene das mãos (HM) consiste em uma das medidas de prevenção e controle das infecções e da resistência microbiana aos antimicrobianos, com alto nível de evidência científica. Nesse contexto, analise as recomendações sobre HM apresentadas a seguir:
I.A HM com água e sabonete (líquido ou espuma) tem o objetivo de remover a sujeira, matéria orgânica e a microbiotatransitória das mãos por meio da ação mecânica.
II. Recomenda-se não utilizar a pia/lavabo do banheiro do paciente para HM, devido ao risco de o profissional contaminar as suas mãos.
III. Nos procedimentos que exigem técnica asséptica, após o uso de produto degermante, as mãos devem ser secas com compressas descartáveis estéreis, sem necessidade de enxágue.
IV. A secagem ineficaz das mãos constitui risco maior de transmissão cruzada, com danos para os pacientes e para os profissionais de saúde devido ao risco de dermatite de contato.
É correto o que se afirma em: