Questão
ID 2258538Disciplina: Química
Assuntos: Concentração de Soluções e Titulação (Molaridade, Título, ppm)
Ano: 2019 Banca: IDCAP - Instituto de Desenvolvimento e Capacitação Órgão: Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares
A alcalinidade é definida como a capacidade da água em neutralizar ácidos. Pode ser atribuída à presença de carbonatos e bicarbonatos provenientes da ação erosiva da água sobre os solos e rochas. Pode se dizer em relação a alcalinidade:
(__)- A alcalinidade da água é causada por íons: OH- = Hidróxido, HCO3 = Bicarbonato e CO3 = Carbonatos;
(__)- Os reagentes utilizados na determinação da alcalinidade são: Metil orange - 4 gotas, Fenolfetaleina – 10 gotas e Ácido Sulfúrico N/25;
(__)- Se não der coloração com a fenolfetaleina é porque não há alcalinidade a fenolftaleina;
(__)- A alcalinidade da água serve para reagir com o sulfato de alumínio.
Julgue os itens acima em verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa contendo a ordem correta das respostas, de cima para baixo: