Questão
ID 2251755Disciplina: Química
Assunto: Sistemas Homogêneos: Constantes de Equilíbrio (Kc e Kp) e Deslocamento do Equilíbrio
Ano: 2019 Banca: UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá Órgão: Universidade Federal de Itajubá
O texto a seguir fundamenta as questões 45 a 47
O pH do suco gástrico está em aproximadamente 2,5. Quando esse líquido presente no estômago se torna ainda mais ácido, normalmente, fazemos uso de um “Antiácido” que geralmente é composto de uma base fraca. Um antiácido muito utilizado no mercado é descrito de acordo com a composição química apresentada no rótulo da imagem ao lado. As equações químicas não balanceadas que representam a ação do antiácido são:

Sendo a equação (I) relativa à ação do bicarbonato de sódio e a equação (II) relativa à ação do carbonato de sódio. Dados: H: 1g/mol; C: 12 g/mol; O: 16g/mol; Na: 23 g/mol. Em relação ao apresentado responda as questões de 45 a 47.
As duas equações têm como produto da reação do gás o dióxido de carbono. Considerando o comportamento desse gás como ideal, o que aconteceria com o equilíbrio químico caso a pressão do sistema aumentasse?