Questão
ID 2236783Disciplina: Biologia
Assunto: Anexos Embrionários
Ano: 2020 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Grupo Hospitalar Conceição
A placenta é um órgão efêmero materno-fetal, que permite a transferência restrita de metabólitos e drogas por meio de áreas de transferência especializadas. A transferência de uma substância através da barreira materno-fetal depende da espessura e extensão da barreira, bem como do gradiente de concentração da substância, ou da presença de mecanismos de transmissão ativa. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo:
I. O feto recebe glicose, aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e minerais pelas artérias endometriais espiraladas.
II. Os metabólitos fetais tais como dióxido de carbono, ureia, bilirrubina e ácido úrico chegam à placenta pelas artérias umbilicais.
III. O ácido valproico e a carbamazepina são considerados agentes teratogênicos.
IV. Os gradientes de ácido retinoico influenciam diversos processos no desenvolvimento embrionário. O uso durante a gravidez pode causar defeitos cardíacos.
Quais estão INCORRETAS?