Questão
ID 2233379Disciplina: Fisioterapia
Assunto: Semiologia (Patologia e Clínica Geral)
Ano: 2023 Banca: INQC - Instituto Nacional de Qualificação e Capacitação Órgão: Grupo Hospitalar Conceição
A inspeção visual do tórax é fundamental na avaliação do aparelho respiratório e pode ocorrer de forma estática, com observação da forma e presença de anormalidades torácicas; ou de forma dinâmica, com a observação do ritmo e dos movimentos ventilatórios. Sobre as principais anormalidades torácicas passiveis de serem encontradas na prática clinica fisioterapêutica, correlacione as anormalidades com suas principais características.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta obtida de cima para baixo.
1. Torax em “barril ou tonel”.
2. Pectus carinatum.
3. Torax infundibuliforme.
4. Tórax “em sino” ou cônico.
5. Tórax cifoescoliótico.
( ) Apresenta aumento do diâmetro da região inferior do tórax; ocorre principalmente em situações de aumento do conteúdo abdominal alterando a mecânica respiratória e limitando a excursão diafragmática.
( ) Apresenta deslocamento anterior da região esternal e das cartilagens costais, geralmente de origem congênita, podendo ter relação também com raquitismo na infância.
( ) Gerado pelo deslocamento posterior da região esternal com projeção anterior dos arcos costais; geralmente é de origem congênita.
( ) Decorrente da combinação de anormalidades laterais (escolioses) e posteriores (cifoses) da coluna vertebral torácica. Essas alterações podem levar à perda permanente dos volumes pulmonares e a alterações da mecânica respiratória.
( ) Ocorre aumento do diâmetro anteroposterior e horizontalização dos arcos costais; é o tipo de maior incidência entre os tórax patológicos.