Questão 2232413

Medicina · 2023

Questão

ID 2232413

Disciplina: Medicina

Assunto: Atendimento ao Politraumatizado (ATLS)

Ano: 2023 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Grupo Hospitalar Conceição


Na sala vermelha, paciente politraumatizado em atendimento por colisão carro versus carro. Na admissão, paciente desperto, verbalizando dor em gradil costal esquerdo e dispneia. Ao exame clínico, o paciente apresenta frequência respiratória de 30, ausculta pulmonar reduzida à esquerda e saturação de oxigênio de 90% em ar ambiente. Os pulsos radiais se apresentam filiformes, com tempo de enchimento capilar de 4 segundos. Pressão arterial de 80 x 40 e frequência cardíaca de 135. Sobre o caso clínico exposto, analise as assertivas abaixo:

I. O uso do ultrassom à beira-leito tem maior sensibilidade para diagnóstico de pneumotórax do que a radiografia de tórax em posição supina.

II. Se no RX de tórax houver 9 arcos costais contíguos fraturados em um único local, sem evidência de separação costocondral, o diagnóstico de tórax instável é fechado.

III. Se realizado ultrassom à beira-leito e observado a presença de lung-point à esquerda, está indicada a descompressão torácica com agulha, seguida de toracostomia com drenagem pleural ipsilateral.

Quais estão corretas?

Alternativas da questão 2232413
Pular para o conteúdo principal