Questão
ID 2211654Disciplina: Medicina
Assunto: Fibrose Pulmonar Idiopática
Ano: 2023 Banca: UPENET IAUPE - Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco Órgão: Secretaria de Estado da Saúde de Pernambuco
Um paciente de 58 anos com diagnóstico de pneumonite por hipersensibilidade está em acompanhamento há 1 ano. No início do acompanhamento, a Capacidade Vital Forçada (CVF) era de 80% do previsto e a Capacidade de Difusão do Monóxido de Carbono (DLCO) era de 75% do previsto. O paciente relata que não houve piora dos sintomas respiratórios. A TCAR mais recente mostra um aumento da extensão da fibrose e novas opacidades em vidro fosco com bronquiectasias de tração. Os testes de função pulmonar mostram uma CVF de 76% do previsto e uma DLCO de 65% do previsto.
Com base nos critérios que definem Doença Pulmonar Intersticial Fibrosante Progressiva, como você avaliaria a progressão da doença neste paciente?