Questão
ID 2210057Disciplina: Medicina
Assunto: Infecções Zoonóticas Virais
Ano: 2022 Banca: UPENET IAUPE - Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco Órgão: Secretaria de Estado da Saúde de Pernambuco
Analise o esquema a seguir que representa o ciclo da doença que passa dos animais ao homem e vice versa.

I. Existem duas formas epidemiológicas da raiva: a raiva urbana, propagada pelo cão (principalmente) e pelo gato, e a raiva selvagem, cujos reservatórios e transmissores são os animais selvagens.
II. A raiva é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais que estejam infectados com o vírus.
III. Essa zoonose é transmitida por uma bactéria mortal tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução.
IV. A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.
Assinale a alternativa CORRETA.