Questão
ID 2207443Disciplina: Enfermagem
Assunto: Consulta de Enfermagem
Ano: 2017 Banca: UPENET IAUPE - Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco Órgão: Secretaria de Estado da Saúde de Pernambuco
Sobre a Consulta de Enfermagem na Atenção Básica, leia as afirmações abaixo:
I. A Consulta de Enfermagem objetiva prestar assistência de enfermagem, identificando os problemas de saúde-doença, executando e avaliando cuidados que contribuam para a promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde. Sua prática está prevista na Lei n.0 7.498/86, a qual prevê que a Consulta de Enfermagem é um ato privativo do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem, quando estes estão atuando no Programa de Saúde da Família.
II. De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem, a Consulta de Enfermagem deve ser obrigatoriamente desenvolvida em todos os níveis de Assistência à Saúde, tanto em instituições públicas quanto privadas, inclusive a Estratégia de Saúde da Família.
III. Segundo a Portaria GM/MS n.0 648/2006, algumas práticas e características da estratégia de Saúde da Família são: manter atualizado o cadastramento das famílias e dos indivíduos e utilizar, de forma sistemática, os dados para análise da situação de saúde, considerando as características sociais, econômicas, culturais, demográficas e epidemiológicas do território.
IV. As etapas do Processo de Enfermagem são relacionadas com as práticas da Estratégia de Saúde da Família de organizar dados relativos à saúde, prática do cuidado familiar ampliado, efetivado por meio do conhecimento da estrutura e da funcionalidade das famílias, visando propor intervenções que influenciem os processos de saúde-doença dos indivíduos, promoção e estímulo à participação da comunidade no controle social, no planejamento, na execução e na avaliação das ações e, ainda, acompanhamento e avaliação sistemática das ações implementadas, visando à readequação do processo de trabalho.
Estão CORRETAS