Questão 2206879

Enfermagem · 2018

Questão

ID 2206879

Disciplina: Enfermagem

Assunto: Sonda Nasogástrica

Ano: 2018 Banca: UPENET IAUPE - Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco Órgão: Secretaria de Estado da Saúde de Pernambuco


O enfermeiro Davi recebeu o plantão com o paciente J.R.S, 47 anos, alcoolista, com estado geral regular, Sinais Vitais (SSVV) mantidos, apresentando náusea, dor abdominal, fezes com a presença de melena. Após reunião clínica, foi indicada a instalação de uma sonda nasogástrica para avaliar sangramento. Sobre os cuidados de enfermagem que devem ser realizados durante o procedimento, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A sonda nasogástrica de Levine, calibre 10 ou 12 Fr, deverá compor o material para descompressão gástrica.

( ) Antes de iniciar o procedimento de instalação da SNG, o enfermeiro deverá realizar a palpação do abdômen, avaliando a presença de distensão, dor ou rigidez e ainda auscultar e avaliar os sons do intestino.

( ) O paciente deverá ser posicionado em decúbito lateral direito ou esquerdo.

( ) Avaliar o nível de consciência do paciente e sua aptidão para seguir instruções, determinando, assim, a capacidade de auxiliar na realização do procedimento.

( ) A sonda deverá ser lubrificada com gel anestésico lipossolúvel, aproximadamente 3 a 5cm da ponta proximal da sonda.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Alternativas da questão 2206879
Pular para o conteúdo principal