Questão
ID 2202706Disciplina: Atualidades e Conhecimentos Gerais
Assunto: Geografia
Ano: 2019 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Companhia de Desenvolvimento de Guaratinguetá
A vencedora do Nobel da Paz Malala Yousafzai retornou ao Paquistão, pela primeira vez, desde que foi baleada pelo grupo Talibã, há quase seis anos. Na época, ela tinha um blog onde defendia o direito à educação. Os extremistas do Talibã, que dominavam a região, proibiam as meninas de estudar e, no caminho da escola, ela e duas colegas sofreram um atentado.
(Disponível em: http://g1.globo.com/jornal
nacional/noticia/2018/03/malala-volta-ao-paquistao-pela-primeira
vez-apos-ser-baleada.html. Acesso em: 22/10/2016. Adaptado.)
Sobre o Paquistão, analise as afirmativas a seguir.
I. É um país muçulmano do sul da Ásia que divide sua história inicial com a vizinha Índia, da qual se separou em 1947. A capital do Paquistão é Islamabad.
II. Faz fronteira com o Irã, o Afeganistão, a China e a Índia. O mar da Arábia, que é uma parte do oceano Índico, fica ao sul.
III. É altamente militarizado, possuindo, inclusive, armas nucleares. O país se envolveu em tensões políticas com os Estados Unidos por abrigar integrantes da milícia Taliban, perseguidos no Afeganistão.
Assinale a alternativa correta.